Psicólogo José Eduardo – Um pouco sobre a terapia cognitivo-comportamental

Dentro da psicologia, encontramos diversas correntes de pensamentos, que chamamos de abordagens, e no texto de hoje, venho falar um pouco sobre a terapia Cognitivo-Comportamental.

A terapia Cognitivo-Comportamental, conhecida como TCC, é muito utilizada em diversos transtornos psicopatológicos, onde estudos comprovados garantem sua eficácia. Muito conhecida no tratamento de depressão, ansiedade, crises de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, dependência química entre outros, a terapia Cognitivo-Comportamental, vem crescendo e ganhando destaque a cada dia. É uma abordagem que se fundamenta no modelo do pensamento cognitivo, juntamente com o modelo comportamental, daí a origem do nome. Por cognição, entende-se uma dedução sobre experiências que temos e sobre o controle a eventos futuros, ou seja, a forma como iremos reagir a tudo isso. (BECK e ALFORD, 2000 apud BAHLS e NAVOLAR, 2004) Por comportamento compreendemos uma interação entre organismo e ambiente, onde podemos classificá-lo em respondente (resposta a um estímulo) e operante ( se modifica no ambiente).

José Eduardo – Psicólogo

Durante o tratamento o psicoterapeuta nessa abordagem auxilia o paciente na atribuição de significados a eventos do cotidiano, desconstruindo possíveis crenças de caráter negativo. Trabalha-se com a questão dos sentimentos, de expectativas negativas, de crenças, etc. Destaco como  exemplo em um caso de ansiedade, onde o paciente foca sua atenção, naquilo que está o ameaçando, e durante o processo de psicoterapia o psicólogo auxiliará o mesmo a dar outros significados para a situação. Vale ressaltar que as técnicas da TCC podem ser aplicadas a todas as faixas etárias, e que esta não é a única e exclusiva abordagem da psicologia.

 

Referência: BAHLS, S.C.; NAVOLAR, A.B.B. Terapia cognitivo-comportamentais: conceitos e pressupostos teóricos. Psico UTP Online. Curitiba, nº4, jul.2004.

José Eduardo dos Santos- Psicólogo Clínico- CRP 06/151600 – Pós-Graduando em Dependência Química e Qualidade de Vida, Pós-Graduando em Orientação Profissional, Pós-Graduando em Psicologia Infantil, Pós-Graduando em Psicopedagogia Institucional. – Rua 7 de Setembro, nº481- Centro – Cel: (16) 99263-7789 – E-mail: jose_eduardosrv@hotmail.com

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.