Por que levar a criança na terapia?

Estamos iniciando o ano de 2020, e com ele abro a sequência de textos do ano com esse tema de extrema importância para pais, familiares e professores.

Muitas pessoas perguntam qual a necessidade de levar a criança para fazer um acompanhamento psicológico. Percebo muitas vezes que há uma resistência de uma parcela da população brasileira, em compreender a importância desse processo na vida de uma criança. Então partindo do início, é de extrema importância que a criança vá ao psicólogo para aprender a lidar com seus sentimentos e suas emoções, é importante levar a criança ao psicólogo para que a mesma desconstrua alguns conceitos negativos que foram adquiridos em sua socialização primária. Durante o processo terapêutico trabalha-se com a criança situações que a mesma está passando, onde muitas vezes pais e cuidadores não conseguem ajudá-la. São abordados assuntos como medo, raiva, culpa, tristeza, alegria, empatia, cooperação, compreensão, respeito, saudades, ansiedade, vergonha, dentre outros temas que fazem parte do cotidiano da criança.

E você pode perguntar: mas como se trabalha tudo isso com uma criança?

A resposta é simples: trabalha-se com atividades, que auxiliem e estimulem a criança a refletirem acerca das situações citadas a cima, e também através do brincar, onde através de diversos materiais, a criança expressa tudo aquilo que está sentindo. Portanto o processo psicoterapêutico com as crianças é um processo importante e que deve ser aderido não só pela mesma, mas também, por seus pais e cuidadores, onde não há um tempo estipulado de quantidade de sessões. Procurar um psicólogo para o seu filho (a), não significa que ele está louco, significa que ele precisa de ajuda para compreender algumas situações do mundo que o cerca.

Referência: CAMINHA, M.G.; TISSER, L.A. Por que vou á terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.

José Eduardo dos Santos- Psicólogo Clínico- CRP 06/151600

Pós-Graduando em Dependência Química e Qualidade de Vida, Pós-Graduando em Orientação Profissional, Pós-Graduando em Psicologia Infantil, Pós-Graduando em Psicopedagogia Institucional.

Rua 7 de Setembro, nº481- Centro

Cel: (16) 99263-7789

E-mail: jose_eduardosrv@hotmail.com

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.