Bariátrica – A importância do acompanhamento psicológico

A Importância da Psicologia Antes e Após a Cirurgia Bariátrica.

Compreende-se por cirurgia bariátrica, um procedimento cirúrgico, respaldado por médicos, onde o objetivo é a diminuição do estômago, uma vez que atividades físicas e dietas não estão fazendo seus devidos efeitos ao paciente. O processo para se realizar uma cirurgia bariátrica é longo, onde antes acontecem diversos exames, consultas e é necessária uma avaliação psicológica. Para se realizar a cirurgia é necessário que o indivíduo tenha um IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 50Kg/m², seguir alguns protocolos clínicos, risco cardiovascular, risco de diabetes Mellitus, risco de hipertensão arterial, entre outros.

É importante salientar que este tipo de cirurgia é restritiva, e exige uma série de mudanças na vida da pessoa que será submetida a mesma, por isso a importância dos acompanhamentos médicos e da avaliação psicológica antes do procedimento.

Falando dos aspectos psicológicos, é de extrema importância compreender o que fez o paciente a procurar pela cirurgia, se é a perca de peso, busca por uma maior autoestima, resolução de doenças, etc. Porém mais importante que compreender o motivo, é identificar se o indivíduo irá mudar a sua rotina, seus hábitos, ou seja, se irá se despersonalizar da figura que era antes. É de extrema importância além dessa compreensão, pensar o significado do comer na vida desse paciente, onde muitas vezes está atrelado a uma fuga dos problemas cotidianos, relação com a família, ansiedade ou cultura. O acompanhamento psicológico dentro deste contexto é de extrema importância, tanto antes, quanto após a cirurgia, pois é importante que o paciente compreenda e tenha mudança em seus comportamentos, no que diz respeito às questões alimentares, além da prevenção de outras compulsões, como por exemplo o alcoolismo. Portanto, é fundamental a participação do psicólogo neste processo, onde o mesmo deverá realizar um trabalho de forma ética e responsável, envolvendo outros profissionais e até mesmo a família caso necessário.

José Eduardo dos Santos- Psicólogo Clínico- CRP 06/151600

Pós-Graduando em Dependência Química e Qualidade de Vida, Pós-Graduando em Orientação Profissional, Pós-Graduando em Psicologia Infantil, Pós-Graduando em Psicopedagogia Institucional.

Rua 7 de Setembro, nº481- Centro

Cel: (16) 99263-7789

E-mail: jose_eduardosrv@hotmail.com

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.