Sentimentos em Terapia – Orientação Profissional, a escolha é sua.

Podemos compreender a orientação profissional como um processo de escolha, em relação à profissão futura, onde a própria pessoa é responsável pela mesma. Muitas pessoas ao escolherem suas profissões, se baseiam em testes de internet, opinião de outras pessoas, histórico familiar, ou até mesmo vão para uma área em que pensam que terão um retorno financeiro imediato.

Na verdade são escolhas que muitas vezes trará uma frustração, pois ao não se identificarem com a profissão escolhida, os indivíduos não alcançarão seus objetivos. Ao optar pela orientação profissional, damos ao indivíduo a oportunidade dele próprio se conhecer, e identificar quais são suas habilidades, quais papéis eles gostariam de representar na sociedade, e o qual a rotina e o leque de atuações que a profissão escolhida proporcionará para si mesmo.

A orientação profissional, não deve ser pautada somente em testes, mas também em histórico de vida, materiais terapêuticos (próprios para tal prática), e até mesmo uma metodologia participativa, onde o sujeito irá pensar nas diversas possibilidades de sua futura profissão. É de extrema importância se trabalhar o indivíduo como um todo, para que o mesmo consiga se compreender nesse processo de escolha.

O psicólogo no processo de orientação profissional, não irá dizer para a pessoa qual profissão ela deverá seguir, mas sim dar um suporte para que a mesma reflita acerca de suas opções, e o que tal escolha irá trazer para si mesmo. Portanto é de extrema importância se pensar em buscar um suporte que lhe dará um respaldo nesse período de escolha, onde o psicólogo não estará lá para julgar, mas sim para acolher todas as dúvidas e incertezas, auxiliando a pessoa durante todo esse processo.

José Eduardo dos Santos- Psicólogo Clínico- CRP 06/151600 Pós-Graduando em Dependência Química e Qualidade de Vida, Pós-Graduando em Orientação Profissional, Pós-Graduando em Psicologia Infantil Rua 7 de Setembro, nº481- Centro Cel: (16) 99263-7789 E-mail: jose_eduardosrv@hotmail.com

 

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.