IE Milênio COC promove Trabalho de Campo com alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio

Uma atividade de campo, vinculada a disciplina Geografia, realizada sob o comando do professor Wolliver, com os alunos das 1ª e 2ª séries do IE Milênio COC – EM de Santa Rosa de Viterbo – SP,  objetivou possibilitar aos alunos, uma melhor compreensão dos fenômenos e processos estudados teoricamente em sala de aula, bem como, vivenciar na prática, algumas realidades que no ambiente escolar se manifestam apenas no debate.

A área visitada encontra-se localizada no município de Santa Rosa do Viterbo – SP, sendo explorada economicamente para extração de calcário, utilizado como corretor de solos para agricultura e, em menor escala, argila, utilizada como matéria-prima para produção de pisos.  A área também se destaca por hospedar os dois aterros sanitários existentes no município, sendo um de utilização própria da empresa e outro, o qual se destina o lixo da cidade.  O “Calcário PH7”, como ‘e popularmente conhecido, se notabiliza ainda, por abrigar um importante sitio paleontológico brasileiro, onde e possível encontrar fragmentos de fósseis de especies de outros períodos geológicos, como por exemplo da formação piramboia/botucatu.

Na ocasião, sobre acompanhamento do Sr. Marco Antonio Cornetti, geólogo responsável pelas atividades da empresa, os alunos tiveram a oportunidade de coletar fragmentos de fósseis presentes nas rochas e de conhecer um pouco mais sobre o processo de formação do coprólito (massa fossilizada de excremento animal) e estromatolitos (rocha fóssil formada por microorganismos em ambientes aquáticos) presentes na região. Por fim, puderam conhecer uma pouco mais sobre o funcionamento dos aterros sanitários, bem como as particularidades que envolvem as questões do lixo domestico local.

 

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.