Terapia faz parte – Entendendo suas crianças através da psicologia

A psicologia Infantil é responsável por estudar e investigar as manifestações psíquicas das crianças, incluindo características cognitivas, físicas, linguística, perceptivas, emocionais, sociais, entre tantas outras que fazem parte do seu ser.

Ela busca entender também como as variáveis ambientais e as características biológicas da criança influenciam no seu comportamento, onde ambas podem estar relacionadas.

Alguns estudos relatam que o desenvolvimento infantil pode ser tanto por questões genéticas quanto ambientais. *Letícia Pascoalin

As questões genéticas podem ser por alterações ou prejuízos nas funções cognitivas da criança, ou seja, o seu cérebro desenvolve de uma forma diferente dos outros cérebros. Podemos citar alguns exemplos como as crianças autistas, com alterações metabólicas, com esquizofrenia, déficit de atenção, transtornos de conduta, entre outros.

As questões ambientais podem estar relacionadas com a aprendizagem de alguns comportamentos, onde as crianças pegam de exemplo e espelho os comportamentos ao qual ele tem convivência, sejam dos pais, avôs, tios, educadores entre outros adultos ao qual ela tem convívio.

Por isso a psicologia infantil vem no intuito de ajudar as crianças a se reorganizarem e a aprenderem a se desenvolver de uma melhor forma, não trazendo maiores prejuízos a sua vida adulta. Também irá ajudar a nomear e compreender seus sentimentos e a perceber alguns gatilhos que lhes proporcionam reações desagradáveis, assim lidando de uma forma mais amistosa, porém entendendo que essas sensações e sentimentos fazem parte dela, e ela tem de aprender a conviver e lidar com eles.

Psicóloga Letícia de Castro Gouvêa Silva Pascoalin – CRP:06/146717

 

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.