Fermenta (Tate & Lyle) tem tubulação danificada. Existe indícios de lançamento de efluentes líquidos no Rio Pardo. CETESB tomará providências

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), agência do governo do estado de São Paulo, Brasil, responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, que tem como função a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo, respondeu prontamente a questão evidenciada em vídeo feito por pescadores no Rio Pardo, em Santa Rosa de Viterbo – SP, (enviado pelo jornal  Cidade em Foco Região para CETESB), onde aparentemente havia indícios de contaminação da água.

Segue conteúdo do e-mail recebido pelo jornal Cidade em Foco Região, enviado via assessoria de imprensa da CETESB.

A CETESB informa que vistoriou o local na quarta-feira, 14, e constatou indícios de lançamento de efluentes líquidos no Rio Pardo. Também verificou que a tubulação, por onde é lançado o efluente industrial tratado da empresa Tate & Lyle Brasil, estava danificada. A CETESB avalia as penalidades cabíveis.

Informação complementar
A Tate & Lyle Brasil, de produção de ácido cítrico, é licenciada pela CETESB.  

Sobre o caso:

Vídeos de pescadores mostravam uma espuma branca e uma substancia gelatinosa no rio, além da cor escura e, segundo o vídeo, mau cheiro. Entramos em contato com a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, com a Artivinco, com a Sabesp e com a Tate & Lyle – Fermenta. Com exceção da Tate & Lyle, que nos informou via telefone que não poderia dar declarações a imprensa e que passaria para o departamento a questão, as outras empresa nos responderam como mostra notícia de ontem 13.08, nesse mesmo site. Assista novamente o vídeo que vem circulando nas redes sociais.

O jornal Cidade em Foco Região aguarda pronunciamento da empresa Tate & Lyle e se coloca a disposição para publicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Jaque de Bem Autor

Jaqueline de Bem é jornalista por paixão, idealista de coração e amante da verdade. Ajudar o mundo a se comunicar de forma positiva e verdadeira é a sua missão nessa terra.